segunda-feira, maio 16, 2011

A PENA E A LEI

Peça: A PENA E A LEI (AUTO DA VIRTUDE E DA ESPERANÇA)

Cia de Teatro Dori Burigo

Direção: Dori Burigo

Elenco:

Géssica Bortolotto
Leonardo Teixeira
Rafael Miranda
Régis França
Ricardo Mazzorana
Tiago Destro
Tiago Pavan
Vanessa Begnini

Data: 22 de maio as 19:30 horas no Teatro Elias Angeloni.

Com elenco e direção de artistas da região carbonífera, “A Pena e a Lei” é um espetáculo teatral baseado na obra homônima do mestre Ariano Suassuna. O texto, originalmente, é divido em três atos, sendo que será apresentado só o ato terceiro.

Com base no teatro de mamulengos, nas histórias populares de cantadores nordestinos e nos bonecos brincantes, mesclam-se, no texto, auto, sátiras de costumes e farsa. Em “A Pena e a Lei”, Ariano Suassuna traz, à luz da ficção, um Nordeste autêntico, regional, popular, universal, erudito, metafísico, religioso, grotesco e sensível, satírico e dramático.

Talvez seja a obra mais ambiciosa do autor, na medida em que é uma síntese de contos populares e de exigente inspiração erudita, Commedia dell'Arte e auto sacramental, sátira de costumes e arguta mensagem teológica, divertimento nordestino e proposição de alcance genérico, história concreta e vôo para regiões abstratas, mamulengo e metafísica - enfim uma verdadeira súmula do teatro.

“A Pena e a Lei” é uma peça de várias vertentes temáticas que se fundem em múltiplas linguagens. Dialoga com a cultura popular, com as bases eruditas. Traz figuras míticas e místicas, além de ditados populares. Coloca em cena gente simples, do povo (loucos, bêbedos, mentirosos, espertos, tolos, avaros e personalidades típicas e folclóricas do Nordeste brasileiro).

 

Pena e a lei

< ENTRADA FRANCA >

 

Apoio: Fundação Cultural de Criciúma